Oficinas culturais beneficiam aposentados e pensionistas do ISSM

Mais qualidade de vida para os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Camaçari. É o que vai proporcionar as oficinas artísticas promovidas Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM), através da parceria com a Secretaria da Cultura (Secult). Ao todo, serão 60 beneficiados, com aulas gratuitas de teatro e dança.

Nesta segunda-feira (17/6), os pré-inscritos, selecionados para as atividades, puderam efetivar as matrículas durante evento realizado no Teatro Alberto Martins (TAM), localizado na Rua Eixo Urbano Central, no Centro. Na oportunidade, o vice-prefeito José Tude falou sobre a importância da iniciativa. “Me deixa emocionado e feliz, pois significa que a arte e a cultura serão levadas adiante e beneficiarão pessoas da terceira idade, um público que considero muito especial”, afirmou.

Doranei Dantas, diretora de Previdência do ISSM e coordenadora do Grupo de Convivência Amizade e Paz – formado por aposentados e pensionistas do instituto –, ressaltou que a parceria estabelecida com a Secult tem proporcionado a promoção de atividades para este público. “É uma parceria contínua, através da qual já havíamos realizado outras oficinas anteriormente. Então, retomar esta ação era de grande expectativa, pois as atividades são essenciais para fomentar a interação, além de melhorar aspectos como memória e movimentação do corpo”, destacou.

O coordenador de Cursos da Secult, Ricardo Nascimento, também enfatizou os benefícios proporcionados pelas oficinas. “Busca valorizar o público da terceira idade e mantê-los ativos, estimulando habilidades cognitivas e psicossociais, além de garantir o direito à cultura, previsto na Constituição Federal”, disse.

Durante o evento, foi realizada apresentação artística dos alunos de dança contemporânea do curso desenvolvido no TAM, comandados pela professora Ana Paula Souza, que também ministrará a oficina para os aposentados e pensionistas.

O arte-educador Michael Oliveira, que conduzirá as aulas de teatro, também realizou performance, além de falar sobre a funcionalidade da atividade. "Vamos expandir a ideia de teatro como uma coisa pré-formulada, preso ao palco e ao texto. Iremos construir juntos, a partir das referência que cada um trará", afirmou o professor, que também orientou os futuros alunos sobre a importância da assiduidade, dentre outros aspectos.

Um dos aposentados e pensionistas beneficiados pela iniciativa é Elza Santana, 76 anos, que ingressará no ofícina de dança. "Já fiz dança no passado, então vou poder retomar a prática, que é tão importante para mexer o corpo, levantar o astral. e fazer com que a gente se sinta capaz", disse a moradora do bairro natal.

As aulas terão início no dia 03 de julho e seguirão até o mês de setembro, sempre às quartas-feiras, sendo a turma de teatro, no turno matutino, e as danças, no vespertino.