ISSM implanta Programa de Compliance nos investimentos
O Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM), por meio de seu Comitê de Investimentos, implantou o Programa de Compliance nos investimentos, que tem como objetivo embasar as decisões de aplicações e resgates com análises qualitativas e quantitativas de modo a gerenciar de forma eficiente os riscos na gestão dos investimentos. O Programa foi apresentado na reunião do Conselho Administrativo e Previdenciário na última segunda-feira (18).
“Um programa de compliance é um conjunto de medidas e procedimentos que visam garantir que uma organização opere de forma ética e em conformidade com as leis e normas vigentes. No mercado de investimentos, o compliance é importante para garantir a segurança dos interessados em comprar ou vender ativos, e para proteger os investidores de práticas fraudulentas.”, explicou a Controladora-Geral do ISSM, Elma Vieira, destacando a responsabilidade da Controladoria na garantia de conformidade regulatória.
O presidente do Comitê de Investimentos, Carlos Henrique Rocha, explica que o Programa de Compliance antecede a elaboração da Política de Investimentos para o ano seguinte e traz algumas novidades como o risco de solvência, o risco de sistêmico e o risco reputacional. “Entre os benefícios da implantação do Programa de Compliance estão a melhoria da imagem pública do Instituto e a redução de riscos de fraudes e corrupção”, explicou.
O Comitê de Investimentos tem o objetivo de pesquisar, propor, modificar e recomendar as melhores alternativas nas diversas opções de investimentos financeiros entre as existentes, almejando o atingimento das metas instituídas na Política de Investimentos. Suas principais atividades podem ser acompanhadas através dos relatórios e atas de reunião publicados no site do ISSM, no menu “Investimentos”.