ISSM ultrapassa meta atuarial no mês de junho

O Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) ultrapassou a meta atuarial no mês de junho, alcançando 353% da meta estabelecida para o mês e 108%, considerando o acumulado do primeiro semestre do ano. Os dados foram apresentados pelo membro do Comitê de Investimentos, Diego Magalhães, durante a reunião do Conselho Fiscal realizada na última sexta-feira (21).

A meta atuarial é a rentabilidade mínima que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) precisa auferir para que não haja perdas atuariais. A taxa de retorno esperada para o ano de 2023 é de IPCA + 4,97%, conforme a Política de Investimentos anual, a qual prevê também os limites e vedações de alocação em cada tipo de ativo e a forma de gerenciamento dos investimentos.

“Mais de 90% dos ativos do Instituto está concentrado em Renda Fixa, que tem performado muito bem, não é à toa que a nossa carteira performou 1,15% no mês de junho. No mesmo período houve deflação de 0,08%, a meta ficou em 0,32% e alcançamos 353% da meta, com rendimentos acima de R$ 5 milhões”, pontuou Magalhães.

O Relatório de Gestão dos Investimentos é elaborado mensalmente pelo Comitê de Investimentos e submetido à análise do Conselho Fiscal. O documento, bem como as atas de reunião e a Política de Investimentos, está disponível no site do ISSM, na aba “Investimentos”.