A diretora superintendente, Daniele Furtunato, a diretora de Previdência, Doranei Dantas, e as servidoras Arilene Sena e Bárbara Garcia participaram do 1º Congresso Brasileiro de Mulheres de RPPS, representando o Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM), na última quarta-feira (03), em Brasília-DF.
“O Congresso foi um evento histórico e especial para o aprimoramento técnico e a troca de experiências entre mulheres que participam de RPPS. Diversos temas importantes foram discutidos, sendo o que mais me chamou a atenção foram as ações para implementação de melhorias de critérios de governança”, comentou Furtunato, que é a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora superintendente do ISSM em seus quase 30 anos de existência.
“Ao longo dos anos, aumentou significativamente o número de mulheres atuando nos RPPS, inclusive em cargos de chefia, e eu vejo isso de forma bastante positiva. No congresso, tive a oportunidade de ouvir relatos de mulheres sobre suas trajetórias e me fez refletir sobre os desafios que enfrentei nesta área”, comenta a diretora de Previdência, Doranei Dantas, que atua no segmento previdenciário há 30 anos.
O 1º Congresso Brasileiro de Mulheres de RPPS foi promovido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem). Segundo a Comissão Organizadora, o evento foi pensado como um espaço de contribuição com o aprimoramento, o fortalecimento e a troca de experiências da participação das mulheres na gestão e nas instâncias de decisões e deliberação dos RPPS, recebendo apoio do Ministério da Previdência Social na sua organização e realização.
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, e o presidente da Abipem, João Figueiredo, participaram da solenidade de abertura. “A presença feminina nas nossas estruturas tem depurado a qualidade dos nossos eventos e das nossas atividades, e este evento busca dar espaço às gestoras, servidoras e conselheiras das entidades previdenciárias de todo o Brasil”, ressaltou Figueiredo.
“O evento foi enriquecedor, uma vivência significativa, uma verdadeira troca de experiências entre mulheres que trabalham com RPPS. Ouvir relatos de mulheres gestoras de RPPS foi verdadeira inspiração e motivação para mim. Chamou atenção a quantidade de mulheres que estão à frente de RPPS, ocupando cargos altos, de máxima importância dentro dos institutos, presidindo não só o instituto como também os diversos comitês e conselhos”, comentou a gerente de concessão de benefícios, Bárbara Garcia.
A chefe de Gabinete da Previdência, Arilene Sena, concorda. “Avalio o evento de forma positiva. Acredito que reforçar a participação feminina no RPPS é essencial para garantir que as mulheres possam atingir a igualdade, ser empoderadas economicamente e estimular a mudança cultural”.