ISSM participa de Congresso de Investimentos

Servidores do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) participaram do 5º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS, nos dias 8 a 10 de março, promovido pela Abipem - Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais.

“Congressos como esses, promovidos pela Abipem, solidificam nossos conhecimentos sobre aplicações dos recursos dos RPPS. A participação no evento ampliou minha visão, no que concerne aos recursos sob a gestão do Instituto que, na verdade, são recursos de todos os servidores”, comentou o presidente do Comitê de Investimentos, Henrique Rocha.

“Participar do Congresso de Investimentos foi uma experiência extremamente enriquecedora, pois, além do conhecimento técnico que foi ministrado, conseguimos compartilhar experiências e vivências com outros RPPS”, avaliou a diretora superintendente do Instituto, Daniele Furtunato.

As palestras abordam diferentes vertentes sobre investimentos, como títulos públicos e privados, renda fixa, renda variável, responsabilidade dos servidores nos investimentos, entre outros.

O procurador do município e membro do Comitê de Investimentos do ISSM, Pedro Jorge Guimarães, também participou do Congresso, onde coordenou a palestra sobre as estratégias de alocação de ativos.

“O assunto que mais me chamou atenção foi a nova resolução CVM 175, que entrará em vigor a partir de abril/2023 e que apresenta um novo marco regulatório para os fundos de investimentos. Temos que nos aprimorar e estudar a fundo essa resolução para que possamos melhor gerir a carteira do ISSM”, analisou.

O Comitê de Investimentos é responsável por executar as estratégias de investimentos mais adequadas para o Instituto, buscando atingir a meta de rentabilidade prevista para o ano, obedecendo os limites e recomendações legais. O trabalho desenvolvido pelo Comitê é fundamental para garantir a sustentabilidade do Regime Próprio, uma vez que gerencia os recursos do Instituto visando a continuidade do pagamento dos benefícios previdenciários atuais e permitindo a concessão de benefícios futuros.