ISSM inicia piloto do Recenseamento dos servidores ativos de Camaçari

Servidores lotados no Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) iniciaram nesta terça-feira (10) o recenseamento previdenciário, por meio da plataforma online de autorecadastramento.

De acordo com a presidente da Comissão Coordenadora do Recenseamento Previdenciário, Ana Clara Almeida, o recenseamento iniciou pelo Instituto a fim de testar a plataforma e minimizar riscos. “Em breve, realizaremos o recenseamento geral dos servidores ativos do município de Camaçari. Ele é obrigatório e esse será o primeiro realizado diretamente sob a coordenação do ISSM”, explica, acrescentando que o Edital do recenseamento para todos os servidores ativos da Prefeitura deve ser publicado no Diário Oficial do Município da próxima semana.

“O recenseamento dos servidores ativos é fundamental para atualizar os dados cadastrais e conhecer melhor a realidade previdenciária do município. A partir disso é possível ter um cálculo atuarial mais fidedigno e estabelecer as estratégias adequadas para garantir a sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência”, ressalta a diretora superintendente do ISSM, Daniele Furtunato.

O recenseamento está sendo realizado por meio de uma plataforma online, na qual o próprio servidor preenche as informações e anexa os documentos solicitados. Posteriormente, esses cadastros serão validados pelos setores de Rhs, Cads e Nuads de cada Secretaria.

Entre os documentos exigidos para o autorecadastramento estão Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação oficial com foto, certidão de nascimento, comprovante de residência do segurado e de seus dependentes.

São considerados dependentes, para fins do recadastramento previdenciário, cônjuge, companheiro, filhos solteiros e não emancipados até completar 18 anos e filhos solteiros inválidos de qualquer idade enquanto permanecer nesta condição desde que com dependência econômica comprovada.