ISSM é marcado pela digitalização em 2023

Em 2023, ano em que completa 30 anos de existência, o Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) comemora o avanço na digitalização, marcos significativos na governança e o reconhecimento nacional por suas boas práticas de gestão previdenciária, administrativa e de investimentos.

Dirigido pela advogada e servidora efetiva do município, Daniele da Nóbrega Furtunato, desde janeiro deste ano, o ISSM tem pela primeira vez em sua história uma mulher como diretora superintendente. “Ao assumir a gestão, meu objetivo era dar continuidade ao trabalho que vinha sendo executado de forma brilhante, com foco na governança corporativa e na transparência. Entre as ações previstas para o ano estavam a retomada das atividades do Grupo de Convivência e a continuidade na informatização do Instituto, as quais se concretizaram”, comentou a superintendente.

No início do ano o Instituto lançou seu novo site, totalmente compatível com as telas de celulares e tablets, além de atender aos requisitos legais de acessibilidade, transparência e proteção de dados. O site oferece funcionalidades novas, como agendamento do recadastramento de aposentados e pensionistas e integração com o atendimento via WhatsApp.

Além do novo site, foram disponibilizados o Portal do Segurado e o Aplicativo Meu RPPS, que permitem a simulação de aposentadoria, emissão de contracheque para inativos e acompanhamento processual. As novas ferramentas foram usadas, inclusive, para a realização da eleição de membros dos Conselhos do ISSM e para a realização do primeiro recenseamento online de servidores ativos.

“Esta foi a primeira eleição realizada para o Conselho Fiscal e Conselho Administrativo e Previdenciário e esse ato reforça a governança que vem sendo implementada no ISSM, que é garantir a transparência e a participação dos servidores”, ressaltou a diretora superintendente. “Já o recenseamento dos servidores ativos é fundamental para atualizar os dados cadastrais e conhecer melhor a realidade previdenciária do município. A partir disso é possível ter um cálculo atuarial mais fidedigno e estabelecer as estratégias adequadas para garantir a sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência”.

A tramitação processual no âmbito do Instituto também já está sendo feita de forma digital, por meio do Sistema SisprevWeb. “O uso dessas tecnologias é um avanço importantíssimo e estamos fazendo a nossa parte para deixar o Instituto totalmente informatizado” comentou a diretora de Previdência, Doranei Dantas, acrescentando que a prova de vida e alguns processos, como isenção de imposto de renda, já estão sendo realizados via sistema.

O último ano também foi marcado por capacitações, conforme destaca o diretor de Administração e Finanças, Ernani Sena. “O Instituto vem promovendo a capacitação de toda a equipe, bem como a segregação de funções, com isso o resultado é um trabalho cada vez mais técnico”, avaliou.

Além dos servidores do ISSM, conselheiros do Conselho Administrativo e Previdenciário e todos os membros do Conselho Fiscal e do Comitê de Investimentos possuem a certificação prevista pela Secretaria de Previdência. A qualificação dos membros foi, inclusive, um dos critérios levados em consideração no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos 2023, no qual o ISSM ficou em segundo lugar. O Instituto foi reconhecido também, neste ano, com os Prêmios de Governança Previdenciária (4º lugar) e de Responsabilidade Previdenciária (9º lugar).

O Instituto se aproximou dos segurados por meio da promoção de capacitações, entre eles duas edições do Programa de Preparo para Aposentadoria, o Seminário Previdenciário e Financeiro e o I Encontro de Dirigentes e Conselheiros. Em outubro deste ano, mais uma ação de diálogo com os segurados foi iniciada, o Projeto “ISSM Itinerante”, cujo objetivo é levar conhecimentos previdenciários e financeiros para as Secretarias da Prefeitura. Já receberam o Projeto a Secretaria da Habitação, a Câmara Municipal e o Sindicato de Professores da Rede Municipal.

Outro projeto iniciado neste ano foi o “Cuidando do Servidor”, com o objetivo de valorizar os servidores do ISSM, além de fortalecer os vínculos e melhorar o ambiente de trabalho. Entre as atividades já realizadas estão auriculoterapia, massagem relaxante e reflexões.

Os aposentados também foram contemplados neste ano com a retomada das atividades do Grupo de Convivência Amizade e Paz. Entre as atividades promovidas no período estão oficina de Pilates, em parceria com a Secretaria de Cultura, além de atividades lúdicas em datas comemorativas, como o Desfile Cívico e Lavagem de Arembepe.

Em 2023, o Instituto também atuou em ações socioambientais, através da doação de brinquedos e chocolates para a ONG Abrace Camaçari e a doação de tonner ao Programa Soma Vantagens, que foi convertida em alimentos para a Associação Paulo Tonucci, que mantém diversos projetos sociais em Camaçari.

ISSM em Números – De acordo com dados do Relatório de Governança do 3º trimestre de 2023, o ISSM possui 7.575 segurados, sendo 5.332 servidores ativos, 1.916 servidores aposentados e 327 pensionistas.

De janeiro a setembro de 2023 foram concedidas 54 aposentadorias e 12 pensões por morte. No período, foram realizados 15.326 atendimentos, sendo 9.728 presencialmente e 5.598 remotamente.