Servidores da Secult são contemplados com ISSM Itinerante

Os servidores efetivos da Prefeitura de Camaçari que atuam na Secretaria da Cultura (Secult) tiveram a chance de adquirir conhecimentos a respeito do funcionamento do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM), além de aprender sobre educação financeira e direitos previdenciários. É que a autarquia promoveu mais uma edição do Projeto ISSM Itinerante, realizado nesta sexta-feira (5/4), no Teatro Alberto Martins (TAM).

A programação foi aberta pela diretora-superintendente do instituto, Daniele Furtunato, que, na oportunidade, destacou que o objetivo da ação é aproximar o servidor efetivo do ISSM. “Geralmente, o funcionário acaba procurando o instituto apenas no fim da carreira, quando está próximo da aposentadoria. Então, a ideia é termos este contato de forma contínua, para que eles conheçam as legislações referentes aos benefícios, dentre outros”, afirmou. Durante a explanação, a gestora abordou temáticas como a estrutura da autarquia e serviços disponíveis, incluindo o aplicativo Meu RPPS e o Portal do Segurado.

O evento foi seguido da palestra sobre finanças pessoais, ministrada pelo economista Diego Silva que, além de ser servidor do ISSM, é membro do Comitê de Investimentos, órgão auxiliar do instituto. Na ocasião, ao ressaltar a importância do planejamento financeiro, ele falou sobre investimentos, reserva financeira, dentre outros aspectos.

A atividade foi finalizada pela palestra sobre os benefícios previdenciários, ministrada pela diretora de Previdência do ISSM, Doranei Dantas, que explicou as regras das aposentadorias e pensão por morte, bem como as respectivas formas de cálculo.

A coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Secult, Silvia Brandão, destacou que o ISSM Itinerante é uma ótima oportunidade para os servidores obterem mais informação. “Muitos funcionários nos procuram com dúvidas referentes aos benefícios, então, hoje, tivemos esse espaço para sanar as dúvidas e adquirir conhecimentos”, disse.

A bibliotecária Ana Rosa Lira foi uma das servidoras da Secult que participou do evento e ressaltou a importância da ação. “Aprender melhor como usufruir dos nossos direitos e benefícios, além disso, sobre educação financeira, e como administrar nosso rendimento, é muito bom. Os realizadores estão de parabéns!”, exclamou a servidora, que há 12 anos atua na administração municipal.

O ISSM Itinerante teve início em outubro de 2023, como parte do Programa de Educação Previdenciária e Financeira do instituto. As edições anteriores foram realizadas em parceria com a Secretaria da Habitação (Sehab), a Câmara Municipal de Camaçari, o Sindicato das Professoras e Professores da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec) e a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).

O próximo evento promovido pelo ISSM será o Programa de Preparo para Aposentadoria (PPA), no dia 25 de abril, das 8h30 às 17h, na sede da Ordem dos advogados do Brasil – Subseção Camaçari (OAB – Camaçari), localizada na Rua Delegado Clayton Leão Chaves (antiga da Rodoviária), Centro. Se inscreva em aqui.

A iniciativa, que é voltada para servidores efetivos com previsão de aposentadoria, visa esclarecer questões sobre os momentos pré, pós, e da aposentadoria propriamente dita, preparando, assim, os participantes para a nova fase de vida.

Por Emile Lira, ASCOM - SECULT