ISSM realiza Programa de Preparo para Aposentadoria

Servidores de diversas Secretarias participaram do Programa de Preparo para a Aposentadoria (PPA), promovido pelo Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM), na última terça-feira (18), no Auditório da OAB-Camaçari.

“Além de prepará-los para o momento da aposentadoria, o PPA é uma oportunidade de aproximá-los do Instituto, que é a casa de vocês”, afirmou a diretora superintendente, Daniele Furtunato, dando as boas-vindas ao grupo.

A programação iniciou com uma dinâmica conduzida pela diretora de Previdência e organizadora do evento, Doranei Dantas, que incentivou os participantes a compartilharem um pouco sobre si e suas expectativas em relação à aposentadoria.

Na palestra de abertura, o engenheiro e consultor empresarial Rubem Almeida refletiu sobre o tema “Uma Nova Vida”, argumentando que a fase da aposentadoria não deve ser encarada como um fim e sim um novo começo. “A vida se assemelha a uma viagem de trem, no início são poucas as cargas e ao longo do percurso, vamos descobrindo os trilhos por onde teremos que andar, que a subida é sempre lenta, que os lugares por onde passamos talvez não os vejamos mais. Nessa viagem, a cada estação que paramos, abastecemos novas cargas e deixamos algumas cargas também”.

Em seguida, a administradora e chefe de gabinete da Superintendência, Ana Clara Almeida, apresentou as vantagens de empreender após a aposentadoria. “A experiência, disponibilidade de tempo, estabilidade financeira, rede de contatos e a resiliência são as principais vantagens de empreender nesta fase da vida. E para conseguir identificar a área a empreender, deve-se refletir sobre o que você ama fazer, sobre seus talentos, o que você quer ser e o que o mundo precisa”, explicou.

Para a assistente social Maria Tereza Rodrigues, que encerrou a programação da manhã com a Palestra “Memória”, o empreendedorismo é uma das formas de manter a memória ativa. Segundo ela, alguns fatores potencializam a saúde cerebral: “Alimentação saudável, prática de exercícios físicos, rede de amigos, lazer, religiosidade, atitude positiva e meditação”.

A agente de endemias Jesuíta Campolina já pretende colocar as dicas em prática. “Pretendo fazer coisas que atualmente não tenho tempo, como fazer academia, viajar mais para o interior. Achei ótimo esse estímulo, pois a gente fica tenso e com o pé atrás quando se trata de aposentadoria”, comentou.

“Quando se fala em aposentadoria a gente tem alguns receios, imagina as perdas salariais, então esse evento é importante para tirar dúvidas e dar um novo olhar para a aposentadoria”, avalia a agente comunitária de saúde Lourdes Nogueira, que participa do evento pela segunda vez.

Durante a tarde, a administradora e assessora especial do ISSM, Isis Lobo, abriu a programação com a palestra “Adaptação a uma nova vida - longevidade, conquistas e desafios”. “Em 1940 a expectativa de vida era 45 anos, hoje essa estatística é muito maior, pois as pessoas estão buscando uma maior qualidade de vida”, pontuou.

Em seguida, o economista e servidor do ISSM, Diego Silva, explanou sobre a importância de cuidar das finanças para o futuro. “O primeiro passo para ter a vida financeira organizada é a elaboração de orçamento. Além disso, é importante comprometer-se com o planejamento e montar uma reserva de emergência”, ressaltou.

A diretora de Previdência, Doranei Dantas, explicou as principais regras de aposentadoria e pensão por morte na Palestra “Reflexos da Reforma da Previdência”. “Esse momento é destinado para apresentar as regras de modo geral, mas os servidores podem saber mais sobre sua situação individual diretamente no ISSM”, pontuou.

A programação encerrou com a descontraída dinâmica “entrevista cantada” e os participantes se despediram ao som da canção “É preciso saber viver”.

“Eu adorei o evento, achei simples, gostoso e acolhedor”, comentou a professora Núbia Cerqueira, que já deu entrada no processo de aposentadoria e já tem diversos planos para este momento: “Pretendo viajar, fazer cursos, academia”.