ISSM avança para nível III na certificação Pró-Gestão RPPS

Por adotar práticas adequadas de gestão previdenciária, relativas a controles internos, governança corporativa e educação previdenciária, a Prefeitura de Camaçari, por meio do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM), avançou para o nível III na certificação do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão RPPS). O processo contou com duas auditorias, uma documental prévia e outra de certificação, que avaliou todas as evidências das ações exigidas.

O Pró-Gestão RPPS tem como objetivo a implantação das boas práticas de gestão inseridas nas ações que compõem os três pilares do programa que são: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. A iniciativa tem contribuído ainda mais com a modernização e profissionalização dos RPPS, estabelecendo padrões de atividades com maior controle dos ativos e passivos, e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

Segundo a diretora-superintendente do ISSM, Daniele Furtunato, o processo de certificação contribui para a sustentabilidade do instituto e a garantia dos pagamentos futuros dos benefícios. “O ISSM possuía certificação nível II desde 2020. E agora, em 2024, com as ações executadas do planejamento estratégico, foi possível obter a certificação nível III”, afirmou.

Segundo dados do Ministério da Previdência Social (MPS), o Brasil tem 2.142 RPPS. Destes, apenas 601 assinaram o termo de adesão com interesse em se adequar, e 237 foram certificados pelo programa. Apenas 24 possuem o nível III, e o ISSM passou a fazer parte desta relação, onde poucos RPPS estão certificados neste grau.

A presidente da Comissão de Implantação e Manutenção do Pró-Gestão e chefe de gabinete do ISSM, Ana Clara Almeida, destacou os benefícios do processo de certificação. “Promove maior celeridade e eficiência aos processos internos, perpetuação das boas práticas pela padronização e manualização dos procedimentos, fortalecimento do controle interno e da estrutura de governança, e maior transparência para os segurados”. Com o relatório da auditoria, novas melhorias estão sendo planejadas para o aprimoramento contínuo da gestão do ISSM. O Termo de Concessão da Certificação Institucional do Pró-Gestão RPPS foi assinado no dia 23 de maio, e a certificação possui validade de 03 ano.

ASCOM - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI