ISSM presta contas aos servidores em Audiência Pública na Câmara de Camaçari

Em uma Audiência Pública, realizada na manhã desta sexta-feira (24/05), na Câmara Municipal de Camaçari, o Instituto de Seguridade do Servidor Público (ISSM) prestou contas das ações realizadas pela autarquia, referentes ao ano de 2023. A atividade foi presidida pelo vereador Niltinho (PRD), que está à frente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa Legislativa, contando também com a participação do vereador Jamelão (Cidadania), membro do colegiado.

A diretora superintendente do ISSM, Daniele Furtunato, abriu as palestras pautando a estrutura, finalidade, valores e missão do Instituto, destacando que não é uma obrigação legal a prestação de contas, porém é uma forma de mostrar a transparência da autarquia. “Desde 2019, implantamos esse pilar e mantemos a tradição por entendermos que essa é uma forma de efetivar os demais valores que estão inerentes no Instituto, que garante a concessão e manutenção dos benefícios previdenciários aos seus segurados e dependentes, através de um atendimento de excelência e gestão sustentável”, explicou.

A Gestão Previdenciária foi abordada pela diretora de Previdência do ISSM, Doranei Dantas, que trouxe dados gerais da autarquia. “Em 2023, nós tínhamos na folha de pagamento e arrecadação, no mês de janeiro, 5.444 servidores efetivos, 1.188 aposentados e 312 pensionistas, que é o benefício de pensão por morte. Já em dezembro do mesmo ano baixamos para 5.299 servidores ativos, 1.936 servidores segurados aposentados e subimos para 333 pensionistas”, pontuou.

O diretor de Administração e Finanças do ISSM, Ernâni Bernadino, apresentou números relacionados à receita e despesa do Instituto em 2023. “Fizemos uma projeção de receita no final do ano de 2022 no valor de R$ 198.901.879 milhões. Chegamos a esse número utilizando uma estimativa dos valores das contribuições e parcelamentos, rendimentos e investimentos, compensação previdenciária de investimentos, e outras despesas. E ao longo do ano a gente vai acompanhando pra ver se chega no valor estimado, ou se passa. No caso, a gente teve um superávit, que acabou chegando em R$ 201.134.617, ou seja, quando a gente compara a receita do Instituto, com as despesas efetivamente realizadas, que foram de R$ 151.284.812, tem um resultado financeiro positivo no valor de R$ 49.849.805,81, um patrimônio acumulado de 25%”, detalhou.

O presidente do Comitê de Investimentos e Gestor de Recursos do ISSM, Carlos Henrique da Rocha, tratou do resultado da política de investimentos da autarquia. “Ela é formulada todos os anos, é aprovada pelo conselho administrativo e previdenciário, sendo publicada 30 dias após a sua aprovação. É um conjunto de diretrizes e medidas que norteiam a gestão de longo prazo dos ativos dos planos de benefícios”, disse.

A chefe de gabinete da Superintendência do ISSM, Ana Clara Andrade, explanou sobre a reavaliação atuarial, ou seja, o estudo da massa de segurados. “O objetivo é saber se o Instituto está em situação de equilíbrio, de déficit ou de superávit. De acordo com o artigo 40 da Constituição Federal, todo regime próprio para existir precisa ter o equilíbrio financeiro e atuarial. Em razão disso, é que o estudo é realizado, porque o regime próprio precisa comprovar a sua sustentabilidade para ele continuar existido”, salientou.

O presidente em exercício, vereador Niltinho, encerrou a audiência ressaltando que o ISSM tem um papel fundamental para garantir o direito dos servidores segurados do município. “A Câmara sempre vai estar de portas abertas para que o Instituto, de forma voluntária, realize sua prestação de contas. Sei o esforço de toda diretoria para a manutenção dos benefícios, através de uma gestão humana, transparente e democrática”, concluiu.

Autor: TV Câmara.

LINKS PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Acesse aqui para assistir a Audiência Gravada

Acesse aqui o Comunica Especial de Prestação de Contas de 2023

Acesse aqui para baixar a apresentação da Audiência

Acesse aqui para acompanhar os relatórios de Governança

Acesse aqui para acompanhar os relatórios de Investimentos

Acesse aqui para acompanhar os relatórios Atuariais

Acesse aqui para acompanhar os relatórios da Ouvidoria

Acesse aqui para acompanhar os relatórios do Controle Interno