Quarta, 13 Dezembro 2023 14:50

ISSM realiza cerimônia em comemoração aos 30 anos de fundação

(0 votos)

Na próxima quarta-feira (20), às 14h, o Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) realizará uma cerimônia na Câmara Municipal em comemoração aos 30 anos de fundação.

O evento será aberto ao público, até a lotação do espaço, e contará com a apresentação do Grupo de Convivência Amizade e Paz.

O Instituto foi criado por meio da Lei Municipal Nº 287/1993, no dia 22 de dezembro de 1993, com a finalidade de promover a política de Seguridade Social da Prefeitura Municipal de Camaçari, em benefício de seus segurados e dependentes.

Sua missão é garantir a concessão e a manutenção dos benefícios previdenciários aos seus segurados e dependentes através de um atendimento de excelência e gestão sustentável e tem como visão “ser referência nas melhores práticas de gestão entre os Regimes Próprios de Previdência Social do Nordeste”.

Segundo dados do Relatório de Governança do 3º trimestre de 2023, o Instituto possui 7.575 segurados, sendo 5.332 servidores ativos, 1.916 servidores aposentados e 327 pensionistas.

Ao longo dos anos, o ISSM vem profissionalizando sua gestão e sendo reconhecido por suas boas práticas de governança e investimentos. Foi o primeiro Instituto de Previdência da Bahia a ser certificado no Pró-Gestão, um Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da Secretaria de Previdência. Após o cumprimento de ações de Governança, Controle Interno e Educação Previdenciária, constatado por Auditoria externa, o ISSM alcançou o Nível II do Pro-Gestão em 2020 e já está trabalhando para alcançar o próximo nível.

Nos últimos cinco anos, o Instituto foi classificado em 10 premiações nacionais, dentre eles o 2º lugar no 4º Prêmio Destaque Brasil de Investimentos – Abipem (2023) e 2º lugar no Prêmio Destaque de Responsabilidade Previdenciária 2021.

Dirigido pela advogada e servidora efetiva do município, Daniele da Nóbrega Furtunato, desde janeiro de 2023, o ISSM tem pela primeira vez em sua história uma mulher como diretora superintendente.

ISSM Digital - Em 2023, o Instituto avançou na digitalização de seus serviços, com a disponibilização do novo Portal do Segurado e do Aplicativo Meu RPPS. Entre as funcionalidades disponíveis estão a simulação de aposentadoria, emissão de contracheque para inativos e acompanhamento processual. As novas ferramentas foram usadas, inclusive, para a realização da eleição de membros dos Conselhos do ISSM. A tramitação processual no âmbito do Instituto também já está sendo feita de forma digital.

R. Francisco Drumont, S/N - Centro, Camaçari - BA, 42.800-970

Segunda à Sexta - 08h às 17h